É aquela coisa: de que adianta grandes esforços para se comunicar se seu discurso não está alinhado com seus propósitos, seu público não está pronto para ouvi-lo ou, pior, não consegue compreender a mensagem a ser transmitida?
Pensando nisso, aqui vão algumas dicas para você implementar uma cultura organizacional compreensível, reconhecida e aplicada em sua empresa. É importante ressaltar que, para isso acontecer efetivamente, a cultura organizacional precisa ter como base os valores e as crenças que movem a organização. Perspectivas para o negócio, visão dos fundadores sobre a organização, a visão de seus colaboradores sobre a organização, tudo isso é que vai fazer a diferença.
Então, sem mais delongas, aqui vão alguns caminhos para você refletir que podem te ajudar a estabelecer, finalmente, uma cultura organizacional de (muito) sucesso:
• O que é considerado positivo em sua empresa?
• Ela está aberta a novas demandas e sugestões, ou prefere estabelecer padrões mais rígidos e pré-estabelecidos?
• A valorização do comportamento ético em cada tomada de atitude! Assim, seus colaboradores aprendem e se inspiram em você;
• A boa relação deve ser estabelecida entre os colaboradores, diariamente, estimulando empatia e colaboração mútua.
Outros cuidados também podem ser tomados para facilitar o processo de institucionalização de novos valores, éticos, morais e comportamentais em seu ambiente de trabalho. Entre eles, contratar as pessoas “certas”, no sentido de alinhadas com a crença da organização, contribui logo de cara com um ambiente empresarial mais dinâmico, uma vez que o critério “compreensão da mensagem a ser transmitida” foi atendido logo no primeiro momento do contato empresa-funcionário.
Não se esqueça: sua equipe precisa de diretrizes claras para otimizar tempo, energia e potencializar suas entregas, se bem estimula, acima das expectativas.
E então, preparado para implementar sua própria cultura organizacional?
Até breve!