Blog

Análise de perfil: entenda o valor e seus pontos-chaves

Quando falamos em “colegas de trabalho” nos referimos a pessoas com as quais, por vezes, dividiremos mais tempo do que com nossos próprios familiares.  Além disso, como ser um bom ou uma boa gestora sem, antes, conhecer o perfil do profissional sob minha responsabilidade? Esses são só alguns exemplos do porquê análise de perfil pode ser tão importante no momento de sua contratação. Estrategicamente falando, não se concede uma tarefa a alguém sem, antes, saber se aquela pessoa possui as habilidades e recursos necessários para cumpri-la. Igualmente, não convidamos alguém para nosso ciclo de amizades se não houver semelhanças e interesses em comum entre os envolvidos, correto? Pois bem: a mesma lógica se aplica ao processo de recrutamento e seleção da sua empresa. Afinal, quem é essa pessoa nova que está chegando?

Se fosse para definirmos a finalidade da Análise de perfil, certamente giraria em torno de identificar qualidades e defeitos, virtudes e vulnerabilidades e, com isso, aprender a lidar com as pessoas e extrair o que tem de melhor em si mesma – e são vários os perfis: dominância, influência, estabilidade e conformidade são alguns deles.

Suas formas de mensuração são múltiplas, desde o DISC, método hoje mais utilizado no mundo devido à sua grande eficácia, até a psicologia comportamental e softwares elaborados especificamente para essa tarefa. Para a aplicação do mapeamento de perfil comportamental, existem também testes e relatórios que ajudam os profissionais de recursos humanos e gestores a decodificarem essas informações. No entanto, cada ser humano possui formas diferentes de agir e se comportar diante das situações, e é fundamental que todos saibam respeitar a individualidade das pessoas.

Confira, abaixo, uma lista com 5 características relevantes para o mercado de trabalho para te ajudar a entender melhor os candidatos e profissionais de sua empresa:

  1. Capacidade de comunicação: essa característica essencial pode se desdobrar em várias outras, também bastante importantes no ambiente corporativo: capacidade de comunicação com público externo, capacidade de comunicação com público interno, capacidade de comunicação com chefes, capacidade de ouvir e de se atualizar;
  • Foco: atenção, vontade de entregar no tempo prometido, o interesse genuíno. Tudo isso pode ser resumido na palavra “foco”, pois só consigo isso fazendo o que gosto de fazer;
  • Conhecimento intrapessoal e interpessoal: capacidade extraordinária de relacionamento interpessoal;
  • Capacidade de ficar curioso (ao invés de julgar): esta capacidade é extremamente valiosa. Ela revela a habilidade em ouvir alguém com que não concorda e ficar curioso com o que ela pensa, em vez de já julgá-la, decidindo se está certa ou errada;
  • Capacidade analítica e estratégica: característica muito importante no momento da entrevista de emprego, mas também depois de conseguir entrar na vaga esperada.

E você, conhece mais algum item para acrescentarmos à lista?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale ConoscoAvaliação Gratuita

Estamos à disposição para conversar e entender como podemos te ajudar ou a sua organização no delicioso desafio do desenvolvimento humano.

  • (11) 97673-5180
  • (11) 97673-5180
  • patricia.pigozzi@inspiradho.com.br

SIGA-NOS