Uma das perguntas feitas com maior frequência entre os profissionais de Recrutamento e Seleção é: “como contratar a pessoa certa para o nosso negócio?” e, para responder a essa pergunta, muita coisa precisa ser analisada com cuidado e competência.
E não falamos só de análise de currículo exemplar, não: como a pessoa interage e se organiza em equipe, como age sob pressão e quão empática é são critérios que também precisam ser levados em consideração quando falamos do ‘profissional ideal’.
Para colocar esse olhar em prática, parâmetros assertivos e alinhados à missão e valores da sua empresa são indispensáveis, assim como compreender quais são as tendências comportamentais, competências e limitações do perfil a ser contratado. Para casos assim, testes de perfil são a melhor opção para te ajudar a selecionar a pessoa mais adequada às necessidades do seu negócio, baseados em uma série de perguntas analíticas cuja proposta é, justamente, afunilar o leque disponível no mercado de trabalho.
Mesmo que um candidato tenha se destacado mais que os outros durante todo o processo seletivo, por exemplo, não significa que ele seja, necessariamente, o que você está procurando; isso porque nem sempre técnica e habilidades interpessoais caminham juntas, o que reforça, ainda mais, a necessidade de estabelecer critérios muito claros durante os testes para a vaga disponível – afinal, de que adianta técnicas impecáveis se a pessoa não sabe olhar às necessidades e dores de seus clientes?
Além de currículo e inteligência emocional, existem outros critérios que podem ajudar você a não errar a mira: perfis profissionais podem ser categorizados entre comunicador, executor, planejador e analista.
O comunicador é aquele profissional falador que se adapta facilmente às mudanças, ideal para cuidar dos relacionamentos internos e externos da empresa e para inovar. O executor, por sua vez, está sempre disposto a assumir e correr riscos, trabalhando com autonomia e foco, geralmente, feito líderes. O planejador entender a maneira mais adequada para desenvolver suas tarefas, com calma, constância, método e disciplina. Os analistas, por fim, se atentam aos detalhes e improvisam soluções como ninguém! São ótimos para estabelecer prioridades e fazer acontecer.
Entender as opções disponíveis e suas características são fundamentais para recrutar pessoas novas ao seu time, mas, outra questão é igualmente relevante e, talvez, possa ser um bom caminho para começar a escolher seu mais novo profissional:
Quais são as necessidades da sua marca?