Blog

Cultura Organizacional? Pra quê?

[Organizar. V.t.d.: Pôr em ordem; Arrumar; Agregar pessoas para uma causa, propósito, objetivo específico; preparar.]

Antes de responder à pergunta, deixe-me despertar sua curiosidade só mais um pouco: quais são as diretrizes do seu negócio? Como você quer que sua empresa seja reconhecida no mercado de trabalho? Pois bem! É exatamente no momento de dar essas respostas em que a Cultura Organizacional se faz valer a atenção.

Ora, se o próprio dicionário diz que “organizar” é o mesmo que “pôr em ordem”, Cultura Organizacional e estratégia também estão diretamente ligados. Talvez, seja dessa cultura que nasça o engajamento de colaboradores em prol de um objetivo comum: fazer sua marca acontecer

Para isso, no entanto, alguns pilares precisam ser construídos – assim como em toda obra, na qual se faz necessária muita dedicação e entrega para reunir os tijolos, depois preparar a massa, enfileiras os blocos, calcular a distância entre um e outro, depois passar a massa, depois… compreende?! Processos são p r o c e s s o s  e, para que gere resultados, muito trabalho precisa ser feito.

E as ferramentas para a construção de uma Cultura Organizacional funcional e fluída são:

Valores, ideais e visão da organização aplicadas no dia a dia de seus colaboradores, porque ninguém presta atenção em arquivo (só mais um no dia) sobre “coisas” da empresa se esse arquivo não for, de fato, importante. Afinal, de que adianta um pdf super bem elaborado se não sou estimulado para aplicá-lo, de fato, na prática?

Organizar processos e definir estratégias, já que é para isso que estamos aqui: estabelecer uma cultura não só saudável mas, igualmente, organizacional e de fácil engajamento.

Manter a coerência e postura definida antes mesmo de ser anunciada porque, convenhamos: nada tira mais a credibilidade de alguém do que fala desalinhada à postura! Assim sendo, conseguimos, juntos, estabelecer limites e responsabilidades tangíveis a todos, garantindo o mantimento diário de todas as orientações. Valorize aquele conteúdo daquele pdf – principalmente, porque custou a sabedoria e tempo de alguém para ser elaborado, mas não sem compreendê-lo, não sem aplicá-lo.

Na nossa empresa, pessoas caminham juntas na valorização da prática.

Quer saber mais? Me chame para um bate-pape e conheça mais sobre nossa visão e ferramentas aplicaveis ao tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale ConoscoAvaliação Gratuita

Estamos à disposição para conversar e entender como podemos te ajudar ou a sua organização no delicioso desafio do desenvolvimento humano.

  • (11) 97673-5180
  • (11) 97673-5180
  • patricia.pigozzi@inspiradho.com.br

SIGA-NOS