O relacionamento interpessoal no trabalho é essencial no dia a dia profissional do líder para que os resultados sejam eficientes e positivo. Os colaboradores precisam trabalhar e conjunto e se comunicar, por isso é importante que os relacionamentos sejam também baseados na confiança, transparência e respeito. Como na vida pessoal precisamos de pessoas ao nosso lado para crescermos e nos desenvolvermos no meio profissional não é diferente. As relações saudáveis entre os funcionários de uma organização são benéficas para todos os envolvidos, inclusive para a evolução da empresa como um todo.
Atualmente cada vez mais soft skills como inteligência emocional e outras habilidades de comunicação são valorizadas pelos recrutadores de uma empresa. Com isso, também fica mais evidente a necessidade de desenvolver o relacionamento interpessoal no trabalho. Isso porque não há como trabalhar sem se relacionar com as pessoas, esse é praticamente um pré-requisito de qualquer área de atuação.
Principais pontos dentro da organização que se beneficiam de bons relacionamentos interpessoais:
Melhora nos resultados
Cada profissional é responsável e competente dentro de sua própria função mas em muitos projetos é necessário garantir que o grupo seja capaz de trabalhar em conjunto para atingir objetivos em comum. Essa união será benéfica para alcançar melhores resultados.
Aumento da produtividade
A produtividade está relacionada a fazer mais coisas em menos tempo. O relacionamento interpessoal no trabalho pode ter um grande impacto positivo nesse ponto. Trabalhando sozinho, você demoraria mais tempo para resolver problemas do que com auxílio do seu colega de trabalho, portanto, ao ter melhores relacionamentos interpessoais os colaboradores também conseguem elevar seus níveis de produtividade.
Comunicação mais eficiente
O relacionamento interpessoal é essencial para se trabalhar uma comunicação mais assertiva. Pessoas com dificuldade para se comunicar podem acabar cometendo mais erros e não conseguem ser eficiente em equipe. Fomentar boas relações entre colaboradores é essencial para garantir uma comunicação mais eficaz e transparente.
Papel dos líderes nos relacionamentos interpessoais
A figura central de um time é responsável por unir os membros da equipe e garantir que as pessoas se conectem, colaborem entre si e se ajudem unidos em prol dos objetivos em comum. As lideranças são um ponto focal quando estamos falando sobre a necessidade de cultivar os relacionamentos interpessoais no trabalho.
Atitude positiva
O líder precisa ser a figura que sempre motiva os colaboradores e mostra o lado positivo até mesmo das situações mais complexas e desafiadoras.
Afinal, as lideranças são responsáveis por unir um time em uma mesma direção.
Ser aberto a críticas e feedbacks
Enxergar problemas e desafios a partir de uma nova perspectiva, com isso, criar uma abertura para se relacionar com o outro é preciso estar preparado para líder com feedback e críticas. Lideranças são responsáveis por centralizar processos de feedback e devem estar abertas tanto para dar como para receber críticas.
Estabelecer limites
Relacionamentos interpessoais são importantes para elevar a produtividade e desempenho dos colaboradores. É necessário estabelecer algumas barreiras entre os dois universos para não criar confusões e desentendimentos. O líder pode orientar os colaboradores nesse sentido e ajudá-los a entender como criar os limites
O relacionamento interpessoal é uma via de mão dupla não basta cobrar sem oferecer ferramentas certas para o desenvolvimento.
Os relacionamentos no trabalho são essenciais entre dupla de líderes e liderados; entre os membros de um time; entre os colaboradores e entre os funcionários e a própria empresa. Por isso, é importante investir em bons treinamentos in company para líderes e mentorias que podem elevar mais ainda suas entregas e de suas equipes.
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